Sem dúvida, as mãos são um bom veiculo de germes causadores de doenças.
Em todos os objectos que tocamos ou manuseamos podem existir germes (microorganismos) que não se vêem a olho nu. Estes provocam doenças comuns e fáceis de tratar, em muitos casos, diarreia, gripe, infecções respiratórias ou a simples constipação.
As mãos são o seu principal veículo de transmissão e tão automático como o acto de mexer em algo, deveria ser o acto de lavar as mãos. A lavagem das mãos com sabão simples remove com facilidade, a maior parte dos germes considerados patogénicos (causadores de doença).
Se não lavarmos as mãos ao tocarmos em superfícies contaminadas, teremos uma boa propagação dos germes quer tocando noutras superfícies, quer tocando noutras pessoas.
Por exemplo, se um indivíduo constipado, colocar a mão à frente da boca e espirrar, fica com microorganismos nas mãos, por isso deverá lava-las. Senão o fizer e, em seguida, por exemplo, atender o telefone, os germes ficam lá para contaminar a pessoa que manusear o mesmo telefone.
Seja em que meio for, a lavagem das mãos é a principal medida para evitar a propagação de doenças, fáceis ou não de tratar, mas que poderão trazer muito desconforto a quem as apanhar.