Skip to content Skip to footer

A natureza da doença, progressiva e irreversível, exige aos profissionais da Amera uma atenção especial à especificidade dos cuidados a prestar.

Cuidados estes que estão centrados num olhar holístico (global) sobre a pessoa, respeitando a sua individualidade, personalidade e experiências, e que assentam numa filosofia onde o residente é um parceiro, de forma a preservar o máximo da sua autonomia.

As actividades desenvolvidas diariamente são abrangentes e multidisciplinares. Assentam num espírito de trabalho em equipa e numa estreita articulação entre todos os profissionais, deste modo proporcionando cuidados mais eficientes e eficazes. Contemplam o acompanhamento diário pela equipa de enfermagem, com enfoque na avaliação cognitiva e comportamental dos residentes, assim como no seu exame físico, avaliação nutricional e funcional, entre outros.

Esta avaliação é complementada com uma intervenção médica regular, munida de um canal de comunicação sempre disponível e directo, revelando-se um facilitador para um melhor acompanhamento nos cuidados a prestar aos nossos residentes.

A colaboração dos restantes elementos da equipa, como é o caso das assistentes, é indispensável na promoção dos cuidados ao nível das actividades da vida diária que, em parceria com a fisioterapeuta, trabalham constantemente no incentivo à autonomia dos residentes. Nas actividades desenvolvidas pela animadora procura-se um cariz terapêutico, de forma a promover a interacção social e estimulação cognitiva, que fornecem dados essenciais para a avaliação da equipa de saúde. Na página seguinte destaco exemplos de actividades realizadas na Amera, assim como alguns dos seus enfoques terapêuticos.

 

Exemplos de actividades realizadas e alguns dos seus Enfoques Terapêuticos

– Visita ao palácio de Queluz: estimulação cognitiva num espaço cultura
– Festas dos santos populares: integração na comunidade
– Passeio marítimo: estimulação das competências sociais
– Lanche temático: estimulação das capacidades motoras e sensoriais
– Passeio marítimo: estimulação da actividade da memória e orientação espacial
– Sardinhada nos santos populares: estimulação das referencias temporais
– Arranjos florais: participação activa na humanização do espaço
– Actividades de culinária: recuperação/treino de competências domésticas
– Decoração da árvore de Natal: inclusão nos preparativos de Natal como organizador temporal